Quais os melhores pratos para se comer em Paraty?

Quais os melhores pratos para se comer em Paraty?

 

Paraty é uma cidade encantadora. Ela agrada qualquer tipo de gente e em qualquer configuração: casais, famílias, crianças e grupos de amigos.

Seus passeios de barco são muito famosos. Passar um dia inteiro ao mar, visitando as mais belas ilhas e praias, é um privilégio. A cidade ainda é muito conhecida por seu centrinho histórico, onde quase tudo acontece para os turistas.

A cidade tem uma história única, e ainda vários festivais e eventos que a fazem um destino especial de viagem em qualquer época do ano – até mesmo no inverno. Desses eventos, um dos mais famosos são a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), que traz autores nacionais e internacionais a cada ano.

Outro evento muito famoso é o carnaval de Paraty, que tem o tradicional bloco da lama – todo mundo desfila e pula carnaval com lama da cabeça aos pés.

Com tanta coisa boa a aproveitar na cidade, surge a questão: qual a melhor escolha para se comer em Paraty?

A cidade, que recebe muitos turistas o ano inteiro, tem muito a oferecer. Seja no centrinho histórico ou em restaurantes afastado mais sofisticados, você pode encontrar pratos muito bons e que agradem pessoas de todos os gostos.

Pizzas – Paraty tem bastante pizzarias, talvez mais do que se esperaria no litoral. Muitos turistas ficam muito satisfeitos, as pizzas costumam ser de muito boa qualidade.

Massas – A cidade tem uma enforme oferta de massas em seus restaurantes, já que todo brasileiro parece adorar uma comida italiana. Procure escolher massas cujo recheio e/ou molho estejam mais de acordo com ervas, vegetais e produtos da época.

Tapioca – Se você gosta mais de um lanche quando viaja (ou também procura opções mais em conta), vai fica feliz em saber que, em Paraty, a tapioca é garantida.

Crepes – Assim como a tapioca, os crepes são uma ótima opção para aqueles que preferem lanches simples, mais rápidos e não tão caros. Aproveite que Paraty tem estabelecimentos que servem crepe, e também creperias especializadas neles.

Comida variada, caseira – Em Paraty você também pode encontrar comida caseira, mais variada, também em self-service. Seja por quilo ou à la carte, você consegue manter a dieta, comer uma comida que não fuja do padrão e que tem mais chance de agradar qualquer brasileiro.

As melhores opções

Separamos três das melhores opções do que comer em Paraty.

Caldos

Paraty fica repleta de caldos e sopas, como canja, às noites. É uma maneira excelente de terminar o dia com uma comida leve. É uma ótima opção para vegetarianos, já que os caldos comumente são de legumes.

Siga a cachaça

A tradição de cachaça em Paraty é tão forte que reza a lenda que a produção da aguardente brasileira começou ali. Embora ninguém saiba se esse pioneirismo é verdadeiro, a cachaça local é realmente muito tradicional e conhecida. Diz-se que há alguns séculos, para se referir à cachaça, pedia-se “uma paraty”. Essa anedota aparentemente é verdadeira!

Assim, visitar os alambiques de Paraty é um programa indispensável. Mesmo que você não queira aproveitar a degustação, vale a pena pela simples visita.

Uma coisa a se pensar, a partir da cachaça, são as melhores comidas para a harmonização. Queijos, tábuas de frios, porções de carnes como linguiça, salame, frutos do mar, como lula, são todos petiscos deliciosos para acompanhar cachaças – ou qualquer outra bebida.

Outra coisa a se pensar é nos muitos sanduíches que você encontra, alguns mais tradicionais, outros mais exóticos. Combinam com cachaça, são leves e práticos.

Frutos do mar

Os frutos do mar são o ponto alto da cidade. Peixes, lula, camarões, são todas opções a se aproveitar. Os frutos do mar em Paraty aparecem de todos os jeitos, desde em porções pequenas e petiscos até como ingredientes de pratos principais para mais de duas pessoas, passando por recheios de massas, moquecas e peixadas.

Os frutos do mar são tão populares em Paraty que aparecem nos restaurantes e bares mais simples, até nos bistrôs e restaurantes mais caros e chiques. É um escolha que não tem erro.

Camarão

O camarão em Paraty é tão forte, mas tão forte, que há um festival inteiro dedicado a ele: o Festival do Camarão. Embora ele aconteça na Ilha do Araújo, o festival contagia a cidade inteira. Ele ocorre em julho, e é feito originalmente para comemora o fim do defeso do camarão.

O defeso é a proibição da pesca do camarão, em período estratégico, para proteger e preservar a espécie. Assim, quando a pesca volta a ser permitida, a Ilha do Araújo comemora matando a saudade dos pratos do crustáceo.

Por conta da celebração, e também da volta da pesca, toda a cidade de Paraty entra no clima. Restaurantes por toda a cidade incluem opções com camarão em seus cardápios. O que deixa essa época ainda mais especial é que pratos tradicionais caiçaras aparecem, como o camarão casadinho, que é um prato de criação local. São dois camarões bem grandes, fritos, bem unidos, casadinhos. O que os une é nada menos que uma farofa deliciosa.

Então, lembre-se: pensou em Paraty, pensou em camarão – e cachaça.